Total de visualizações de página

domingo, 23 de janeiro de 2011

Capitação ou cachoeira do CERA

Dias atrás conversava com o Coalhada pelo MSN e ele me intimou a escrever uma história sobre a capitação de água do Cera. Pensei por algumas horas sobre várias histórias engraçadas que vivemos lá, no entanto eu me prendia muito mais em como descrever a beleza daquele lugar.
Para chegar até lá não era uma tarefa muito fácil, tínhamos que percorrer alguns quilômetros andando pelo mato, em algumas trilhas que muitas vezes nem conseguíamos encontrar por causa do mato fechado. Mais quando chegamos lá nos deparávamos com um poção maravilhoso, envolto por serras de pedras de um vermelho único e vegetação rasteira e altas árvores por cima. Os meninos tentavam incansavelmente encontrar o fundo do poção, mas mesmo os melhores nadadores da turma nunca conseguiram trazer uma única folha seca lá do fundo.
Os meninos misturavam coragem e loucura ao pularem de um tubo de ferro que cruzava por cima do poção de uma pedra a outra. E alguns pulavam do alto de uma árvore que ficava na serra, a esquerda de quem chegava ao poção.
Atrás do poção ficava um reguinho de água que descia por entre as serras e que nos atravessávamos por entre pedras escorregadias até chegarmos ao mais belo lugar que meus olhos já viram. Era a cachoeira do Cera. Não era muito alta, mais uma água limpida e trasparente escorria com uma força impressionante pelas pedras vermelhas da serra. Nós escalávamos pelas bordas da cachoeira e chegamos ao cimo da serra, uma visão única: um filete de água cobria a rocha toda.
Uma vez fugimos da escola e fomos para o poção. Eu, Magali, Sinara, Luciane, Weslayne e mais outros meninos que nem lembro mais quem tinha ido, mais era por volta de umas vinte pessoas. Fomos pelas margens do rio por que não podíamos ser vistas pelos funcionários da escola. Foi uma aventura total. Levamos horas para chegar até lá em cima da serra. Mas valeu cada passo andado. O calor estava insuportável, porém a água muito gelada e nos refrescou totalmente.
Quando voltamos para a escola já passavam das dezessete horas e em nossa mente teríamos que voltar para a cidade de carona. Mas para nossa surpresa o ônibus nos aguardava cheio de funcionários e de quebra a coordenadora Marta que nos deu o maior sermão e nos deixou de castigo por alguns dias e quase nos deu uma suspensão.
Para essa nossa façanha os meninos inventaram até uma parodia de uma musica que fazia sucesso na época: "Vou nadar e morrer na sala da Marta" embalado pelo ritmo de um pagodinho romântico.
Mas que valeu a pena, isso valeu, a água estava maravilhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário